Jó. 2,6-8 “ E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão, poupa porém a tua vida. Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.“E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza.”
Jó era um homem reto, íntegro, temente a Deus e que se desviava do mal, buscava agradar a Deus em tudo, oferecia sacrifícios para expiação dos pecados de seus filhos, Jó. 1,5... a sua luz brilhava radiante, mais do que de qualquer outra pessoa, era como uma central da Celg, pois lá do alto, de onde se observava toda a terra, onde milhares de pessoas podiam ser vistas, a sua luz foi vista e chamava a atenção de seu inimigo, Jó 1,7-8.
Começa então o processo de purificação na vida deste servo fiel .
Com o ouro também ocorre o processo de limpeza e purificação. No processo de purificação e limpeza do ouro, um metal preciosíssimo, brilhante, maleável e dúctil (capacidade de ser esticado sem se partir, sem se quebrar) pois com uma grama de ouro apenas, se obtém um fio de ouro com 3 km de extensão, (com um kg seria um fio de 3000 km de extensão) e uma espessura de 0,005 milímetros, tem boa condutividade elétrica, ou seja capacidade de passagem de corrente elétrica de um lugar para outro, (assim como nós que também somos canal de passagem das coisas boas de Deus em nossa vida para o próximo), com baixa corrosão, resistente ao oxigênio, pode ser utilizado em várias áreas, joalheria, eletrônica, na medicina, na odontologia, indústria, na formação de riquezas pessoais e também de tesouros de países e no cunho de modas.
Sua forma bruta, em pepitas naturais , tem que ser submetida ao cloro e ao bromo, altamente oxidantes ,corrosivos ,pesados e de cheiro forte para transformar o ouro em líquido... em nossa vida também temos que ser submetido às circunstâncias que doem, que nos lixam, nos limpam...
Já em sua forma líquida, pura, já pronto para uso é demasiadamente mole para ser utilizado, tem que ser endurecido com a prata e o cobre para se transformar em ligas metálicas e serem utilizadas nas várias áreas a que ele se destina, assim como nós quando já estamos prontos para a obra do Senhor, somos enriquecidos para sermos usados para o propósito de Deus em nossas vidas, aqui nesta terra.
Jó era considerado como ouro preciosíssimo, para o Senhor, assim como nós também o somos. Para Deus nós somos como a “menina dos olhos de Deus”, a pupila. Pv. 7-2, ZC. 2,8, Sl. 17,8. Então como o ouro é purificado para ser utilizado, Jó é provado para ser aprovado por Deus. Sl. 51.7.
Muitos de nós também temos sido provados, passados pelo fogo, Ml. 3,2 Is. 43,2 temos recebido o cloro, o bromo, que é mal cheiroso, que corrói, que ferve, que lixa, para nos limpar, tirar as impurezas de nossas vidas, de nosso caráter, nosso ego, nossos vícios, nossos defeitos.
O símbolo do ouro é pureza, valor, realeza e ostentação, é este o significado que temos no reino de Deus. Quando temos Jesus como nosso Senhor e salvador, temos a pureza Sl. 24,4, temos o valor pois somos imagem e semelhança de Deus, temos a realeza pois somos filhos do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, 1 Pe. 2,9., somos sacerdócio real e temos a ostentação, pois carregamos dentro de nós o Espírito Santo que nos dá autoridade para pisar em serpentes, escorpiões e e toda força do inimigo e, nenhum mal nos causará, Lc. 10,19, esta é a maior ostentação que um homem pode ter, não é a da soberba e nem do orgulho ou da riqueza material, que o ouro Tb representa.
Que possamos ser resistentes, maleáveis, corajosos e ter o coração ensinável, quebrantado e contrito, sermos humildes, para suportarmos as provas, e no final sermos aprovados e dizermos como Jó disse em Jó. 42,2: “Bem sei que tudo podes, e que nenhum de seus planos podem ser frustrados.VS. 5 - Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.VS. 6 – Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”
Para que em nossa vida haja a restauração como houve na vida deste servo bom e fiel, E que foi restituído em dobro tudo que lhe fora tirado. Jó. 42.10.
Na paz do Senhor Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário