Os teus olhos me viram a susbstância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda . Sl 139. 16
" O reconhecimento de si mesmo é o primeiro passo que deve dar a alma que busca o conhecimento de Deus". A razão para essa recomendação da espiritualidade cristã é simplis: Deus é o único que nos vê como realmente somos, em nossa intimidade mais profunda e, portanto, conhece-nos de verdade. "Pois tu formaste o meu interior,tu me teceste no seio de minha mãe".Sl 139.13. Uma vez sabendor de nossa real identidade, recusa-se a relacionar-se com o nosso " falso eu", ainda que nosso " falso eu" pareça a nós mesmo o "eu verdadeiro". Por essa razão, a primeira coisa que Deus faz quando buscamos é nos desmascarar, mostrar para nós quem de fato somos, de modo que podemos vir a ser o que devemos ser. Jesus contou uma parábola a esse respeito. Disse que dois homens foram ao templo orar. O primeiro, religioso dedicado, agradeceu a Deus o fato de ser quem era, julgando-se digno de aprovação. O segundo, movido por uma profunda consciência de que ainda não era o que deveria ser, clamou pela misericórdia de Deus.
O veredicto de Jesus foi que o primeiro falou de si para si mesmo, mas o segundo falou com Deus e recebeu sua recompensa. A Bíblia Hebraica conta uma história semelhante. Ao chegar o tempo em que jacó decidiu encontrar-se com Deus, ficou sozinho no vale de jaboque. No ápice de seu conflito espiritual, ouviu Deus perguntar: "qual é o seu nome?", que na cultura judaica essa razão é o mesmo que perguntar: "quem é você? ou "como você se define?". Por essa razão é que Deus se recusa a declarar seu nome para Moisés e responde apenas dizendo "Eu Sou". O sentido é óbvio: Deus não se define para o homem, o homem é quem se define para Deus, ou melhor, é definido quando se encontra com Deus.
*Compadece-se de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade;e segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.Sl 51.1
*Cria em mim, ó Deus um coração puro e renova em mim um espírito inabalával.Sl 51.10
*Sonda-me, o Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Sl 139.23,5.
*As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos.Sl 119.73.
*A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simplis. Sl 119.130.
"Quão grande é Deus! Quão pequeno sou! Perdido, tragado na imensidão do Amor! Há somente Deus, não eu! Que Deus nos ensine a crer que ser humilde, ser nada em sua presença, é o mais elevado feito e a bênção mais plena da vida cristã. Ele nos fala: "Habito no lugar santo e elevado, e com aquele que é de espírito contrito e humilde"(Is 57.15). Que essa seja nossa porção!
1Pe 5.6
Se o seu coração for reto diante de Jesus, suas atitudes externas também serão.
Graças Senhor por teu amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário