Abrãao e Ló.
Deus chamou Abrãao e tinha o propósito de separá-lo de sua terra e também de sua parentela, Gn 12:1, porém não foi isto que aconteceu, toda sua família foi com ele de Ur, dos Caldeus, rumo a, Canãa. Ele leva consigo seu sobrinho, os dois se enriquecem muito, obtêem muitos gados e começa haver contendas entre os seus pastores, então tiveram que se separar pois a terra era pequena para que dois homens tão cheios de gados e posses, Gn 13:6, daí vem o momento da escolha entre dois caminhos.
Abrãao pede a Ló que escolha uma direção e a siga, se ele fosse pra direita Abrãao iria pra esquerda e vice-versa. Ló,ambicioso que era, olhou para as campinas do Jordão, que eram todas regadas como as terras do Egito, Ló escolheu entre o que seus olhos podim ver no mundo natural, Abrãao escolheu entre a promessa de Deus e o que sobrenaturalmente havia para ele, pois o SENHOR diz a Abrãao no vs.14 de Gn 13: "Ergue os teus olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente, para toda esta terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre".
Ele não ficaria apenas com um pedaço de terra, mas com toda as terras e ainda receberia a promessa de sua descendência seria como o pó da terra e que, os que os abençoassem, seriam abençoados e os que o amaldiçoarem, seriam amaldiçoados, Gn 12:2-3. Ló foi para as campinas do Jordão, estendendo suas tendas até Sodoma, terra de homens maus e grandes pecares contra o SENHOR, tanto fora destuída Gn 19: 23-26, e sua esposa transformada em estátua de sal, por desobedecer a ordem de não olhar para tráz, porém seu coração era mais apegado aos prazeres daquela cidade e daqueles homens do que ao prazer de obedecer e agradar ao SENHOR. Os frutos de duas escolhas, dois caminhos, duas família, uma obediencia e humilde á vontade de Deus e outra ambiciosa e desobediente, e cada uma colheu os frutos das suas escolha .
Isaque,e Ismael
Duas nações advindas destes dois irmãos, os judeus são descendentes de Isaque, o filho da prometido de Sara Gn 21:1-3, que herdaria as promessas feitas a Abrãao por Deus, e os árabes são descendentes de Ismael, filhos da escrava Gn 16:1-6, devido à precipitação do homem, até hoje colhemos os frutos desta rivalidade. Sara escolheu entre dois caminhos, obedecer, confiar e esperar em Deus ou agir por sua própria vontade e " ajudar" a promessa feita por Deus de ter um filho Gn 15:4, pedindo a Abrãao que se deitasse com a escrava, poi ela já era muito velha e assim teriam o filho.
Abrãao também teve que fazer sua escolha, ou confiava em Deus ou confiava na esposa, Gn 16:1-3 e ele fez sua escolha, consentiu com o conselho de Sara e por causa desta má escolha, até hoje a humanidade colhe os fruto da atitude deste patriarca, que é a rivalidade entre duas nações, Judeus e árabes, duas religiões, o Islã e seu deus Alá e o Judaísmo com o Deus Jeová. Atitude tomada por um grande homem de Deus, que teve a sua crença em Deus lhe imputada por justiça, Gn 15:6, mas que também era ser humano como nós, cheios de vontade e que, como nós, se não der ouvidos á voz de Deus, pode também errar.
Outro exemplo de pessoas que tiveram que fazer suas escolhas, entre obedecer e desobecer ao SENHOR, serem abençoados e guiados por ele ou terem as conseqüências de escolhas erradas, viveram ou morrerem... Saul e Davi, Esaú e Jacó, Ananias e Safira, os adoradores do bezerro de ouro. Que possamos ser, homens e mulhres, guiados pelo Espírito Santo e seremos firmes em prosseguir e obedecer fielmente à Palavra e esperar com fé as promessas feitas à nós, pelo SENHOR dos Exércitos.
Na paz do Senhor Jesus!
Valeria Lima
Goiania-Go- Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário